Sistemas

SISTEMA DE EXAUSTÃO

O processo de cocção de alimentos em uma cozinha profissional exige a necessidade de um Sistema de Exaustão para retirar os odores e partículas de gordura gerados nesses preparos. A captação do ar é feita através de coifas ou captores, localizados acima da área de cocção ou de fornos, interligados a um exaustor que puxa o ar poluído para o ambiente externo. De acordo com a norma ABNT NBR 14518, que regulamenta a instalação de Sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, faz-se necessário o uso de uma pré-filtragem através de filtros inerciais e também de um Sistema de Tratamento do ar, utilizando-se um Lavador de Gases (Sistema à base de água) ou um Filtro Eletrostático (Sistema à base de eletricidade) ou até mesmo o uso de uma bateria de filtros de carvão ativado.

exaustao-arq-dutos

O princípio do Sistema de Exaustão é manter a cozinha com pressão negativa, evitando a dispersão dos odores da cozinha para outras áreas adjacentes, forçando assim o ar vir de fora para dentro. Em alguns casos, onde a cozinha não possui aberturas necessárias para a entrada do ar para ocorrer essa renovação, é necessário um sistema paralelo de ventilação e renovação.


SISTEMA DE INSUFLAMENTO

Em alguns casos, onde não existem aberturas necessárias para suprir a renovação do ar exaurido pelo Sistema de Exaustão, existe a necessidade de uma ventilação forçada. O Sistema de Insuflamento não pode nunca ter a mesma vazão do Sistema de Exaustão do mesmo ambiente, pois isso tornaria o ambiente vulnerável para influência de forças externas, o que poderia causar a dispersão dos odores para outros ambientes. Sendo assim, conforme a norma ABNT NBR 14.518 mencionada anteriormente, o Sistema de Insuflamento deve manter o ambiente com pressão negativa em, no máximo, 90% da vazão do sistema de exaustão.

insuflamento-arq-dutos

O Sistema é composto por uma caixa de ventilação que faz a captação do ar externo, que passa por uma bateria de filtros descartáveis (classe G4) existente no equipamento, ocorrendo a retenção de poeiras e partículas poluentes. Assim, o ar é conduzido através de um ramal de dutos até o ambiente interno da cozinha, sendo distribuídos através de grelhas de insuflamento posicionadas estrategicamente, evitando grandes correntes de ar e interferência com chamas de fogões.


SISTEMA DE PRESSURIZAÇÃO DE ESCADAS

O Sistema de Pressurização de Escadas de emergência tem como objetivo principal evitar que, em um eventual incêndio, a fumaça acesse a rota de fuga, no caso as escadarias, mantendo a caixa de escada sempre com o ar limpo, evitando assim intoxicações por parte de usuários em fuga.

Basicamente, o Sistema é composto por uma captação de ar externa com filtragem, que em alguns casos é feito através de dutos vindos de um local fora da edificação. Esse ar passa por uma casa de máquinas estaque e através de um ventilador é direcionado a um duto vertical que passa por todos os pavimentos da edificação. A distribuição desse ar limpo ocorre através de grelhas com regulagem de vazão, dispostas normalmente em cada pavimento. Como a escadaria trabalha com pressão positiva, com o sistema em operação, ao se abrir qualquer das portas, o usuário irá se deparar com um deslocamento de ar de dentro para fora, que faz com que a fumaça de um possível incêndio não se desloque para dentro da escada. Para evitar que a escada fique toda pressurizada e o ventilador trabalhe de forma forçada, no último pavimento é instalada uma veneziana de alívio de pressão, que se abre para escape do ar quando a pressão interna da escadaria chega na pressão recomendada na norma ABNT.

pressurizacao-arq-dutos

O Sistema é intertravado com uma central de alarmes, posicionada normalmente em uma portaria ou em uma sala de administração, que possui diversos detectores de fumaça ou temperatura distribuídos em vários ambientes e pavimentos. Ao ser detectado alguma divergência no local, esse detector manda um sinal para a central de alarmes, que imediatamente dispara uma sirene e manda um sinal para acionar os motores do quadro elétrico do Sistema de Pressurização.