Fabricação

A ARQ-Dutos tem o orgulho em salientar a exigida qualidade na fabricação de dutos, coifas e captores, filtros inerciais, caixas de ventilação, lavadores de gases, entre outros itens.


DUTOS

Fabricamos dutos para exaustão de gordura em aço carbono Fina a Frio (conhecido como chapa preta), aço inox 430 ou 304, soldados e flangeados em cantoneiras ou pelo método TDC, nas devidas espessuras atendendo as normas ABNT. Em alguns casos, para exaustão de vapor, utiliza-se o aço galvanizado.
Os dutos de ventilação ou renovação são fabricados em aço galvanizado, sempre respeitando as normas ABNT, com sistema de cravação e flanges tipo PWII ou TDC.
Nas pressurizações de escadas, no insuflamento de ar utilizamos dutos em aço carbono Fina a Frio (chapa preta), soldados e flangeados em cantoneiras ou TDC. Na tomada de ar externo, quando a mesma precisa ser feita em um local afastado da casa de máquinas, utiliza-se aço galvanizado também flangeado em cantoneiras ou TDC.


COIFAS E CAPTORES

A coifa requer um tipo de acabamento muito rigoroso. É o item que fica mais visível para os operadores ou clientes. Por exigência da vigilância, as coifas e captores devem ser em aço inox. Alguns casos, quando é utilizada para exaustão de gorduras, é necessário um sistema de pré-filtragem interno com filtros inerciais (espécie de labirinto com lâminas intercaladas) e suporte com calha e dreno para escoamento da gordura acumulada. Quando a utilização é apenas para vapor, essa exigência não procede nas Normas. A solda deve ser fina porém consistente e ter um fino acabamento.

coifas-captores-arq-dutos


FILTROS INERCIAIS

Os filtros inerciais tem como função fazer a primeira captação de gordura, uma pré-filtragem dos vapores gerados pela cocção dos alimentos. Esse ar com partículas de gordura é puxado pelo exaustor, sendo obrigado a passar por uma espécie de labirinto dos filtros com lâminas intercaladas, assim as partículas mais pesadas ficam retidas no labirinto, passando somente as partículas mais leves. Devem ser fabricados no mesmo material das coifas, com o mesmo rigor de acabamento e o espaçamento entre lâminas deve ser em torno de 15mm para não ocorrer estrangulamento do ar.

filtros-inerciais-arq-dutos


CAIXAS DE VENTILAÇÃO

As nossas caixas de ventilação são modulares, o que facilita a entrada em casas de máquinas apertadas ou de difícil acesso. É composta por painéis em aço galvanizado, com um suporte de filtros descartáveis classe G4, atendendo a vazão necessária do sistema. Internamente, um rotor sirocco (pás curvas) de dupla aspiração e um motor elétrico (normalmente trifásico) com transmissão por polias e correias são responsáveis pelo deslocamento do ar. Fabricamos em diversos tamanhos e vazões, conforme a necessidade do local.


LAVADORES DE GASES

Utilizando o mesmo raciocínio das caixas de ventilação, nossos Lavadores de Gases também são modulares para facilitar a entrada em locais menos favorecidos e facilitar o transporte. Somente a base é soldada em toda sua extensão, evitando vazamentos. Trata-se de um equipamento hidrodinâmico, composto por uma bomba que gera a circulação da água e um chuveiro interno que faz a lavagem do ar poluído que passa pelo equipamento. Após essa lavagem, o ar passa por uma bateria de filtros inerciais que funciona como um eliminador de gotas, evitando um possível arraste de água. O equipamento deve ser instalado no Sistema de Exaustão, sempre entre a coifa ou captor e o exaustor, que faz o ar passar forçadamente pelo equipamento com uma velocidade consideravelmente baixa para ocorrer a lavagem mais eficiente. É um sistema de lavagem muito mais eficiente que uma coifa lavadora, em função exatamente da velocidade do ar na passagem pelo equipamento.